Visitas ao Comando

terça-feira, 20 de outubro de 2015

As pin-ups mineiras

O que afinal é uma pin-up ?

O termo surgiu entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, fazendo parte assim do que conhecemos como cultura pop. Essas imagens seriam nada mais que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e principalmente calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up de pendurar em inglês.

É importante destacar que essas mulheres posavam em uma época moralista em que mostrar as pernas ou ser fotografada nua era uma ofensa para a sociedade, ou seja, a liberação feminina já estava dando seus primeiros passos para a explosão do feminismo dos anos 60.

Entre as celebridades que ganharam destaque como pin-up nesse período, temos: Greta Garbo,Betty Grable, Rita Hayworth, Sophia Loren, Lauren Bacall entre outras. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm

As pin-ups abordavam o conceito de mulheres que misturavam o sensual com o inocente sem ser vulgar, sendo apenas convidativas.

Já faz algum tempo nos Estados Unidos que as imagens de pin-ups e carros antigos andam atreladas com inúmeras publicações e fotos pin-ups e mecânicos juntos ou pin-ups em oficinas mecânicas. O charme destas pin-ups ganhou a realidade e são comuns eventos de carros antigos na terra do tio Sam onde as pin-ups são presenças marcantes como no Viva Las Vegas Rockabilly.

Pois bem, em terras mineiras também as pin-ups levam o seu charme para os eventos e hoje é comum especialmente em Belo Horizonte e Sete Lagoas (70kms de BH) ver reluzentes Hot Rods com belas mulheres posando lado a lado.
Confiram um pouco do movimento Pin-up & Hot rod mineiro !








































































2 comentários: